Screenshot_7.png

Premiação no II Festival Recanto do Cinema

Em 2020, o diretor Paulo Ferreira recebeu o prêmio de melhor filme do júri popular no festival organizado pelo IFB - Instituto Federal de Brasília. Entre os protagonistas do filme estiveram presentes o babalorixá e escritor Ajalá Deré (Ruy Póvoas), a ialorixá, atriz e ativista cultural Mãe Darabi (Alba Cristina Soares) e a Kolabá de Xangô e doutora em educação Olúkosó (Luzi Borges).

VII FESTIVAL DE CINEMA BAIANO (FECIBA)

Mesa VII: O sagrado no audiovisual

O debate tem como objetivo dialogar sobre as representações das Religiões de Matrizes Africanas na cinematografia baiana, entendendo o cinema como lugar de reflexão. A desmistificação por meio das imagens é um caminho possível para desconstruir preconceitos? Como o cinema baiano vem tratando essas questões?

Como a construção de um cinema afrocentado, na Bahia, tem permitido ampliar as dimensões de representação de personagens pretas, se afastando de estereótipos fundados no dito cinema clássico? Quais diálogos estão sendo possibilitados pela representação das nuances presentes na diversidade do povo preto? A mesa propõe pensar estas temáticas, no contexto do cinema baiano cada vez mais afrocentado.

Mesa 9: Cinema de Preto

Screenshot_5.png
Screenshot_6.png